sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Futebol Americano x Baseball


Vancouver oferece milhares de opcoes de lazer, cultura, restaurante e, obviamente, esportes. Por mais que o Canada nao tenha la grande destaque esportivo internacional, posso dizer que os canadenses gostam bastante de acompanhar jogos, principalmente de futebol americano e baseball.

Como todo o mundo sabe, eu gosto praticar esportes e gosto de falar sobre o assunto. Tive a oportunidade de ir a um jogo de futebol e resolvi encarar, mesmo sem conhecer o esporte, que nao eh nada popular no Brasil.

As impressoes nao foram das melhores. Achei o jogo bem boring e sem nenhuma emocao. Consegui entender algumas coisas, fiquei por dentro da regra, mas nao consegui ficar empolgada. Alias, ir ao jogo serviu para eu tirar da cabeca a ideia de que o futebol americano eh um esporte violento. Acho que muita gente pensa isso, principalmente porque os seriados e filmes exageram bastante na hora de mostrar o momento que o outro time tenta parar o jogador adversario. Eu achava que a defesa do outro time saia pulando em cima do jogador e que um ia "montando" em cima do outro, mas nao.
Eh claro que a unica forma de paralisar o ataque eh agarrando a qualquer custo o atacante que esta com a bola, mas nao eh exagerado e nem perigoso.



O que eu posso dizer eh que o maior problema do jogo eh a grande quantidade de paralisacoes que ocorrem durante a partida. O futebol americano nada mais eh do que um espetaculo para a torcida. O jogo eh acompanhado por musica pop e a todo momento no telao aparece alguma propaganda de patrocionador ou ate os jogadores do BC Lion (time de Vancouver) participando de alguma campanha contra drogas, pedofilia, etc.

A unica coisa divertida no jogo eh a torcida. Tudo bem que as cancoes nao passam de "Let's go, Lions! Let's Go" ou "Defense!(bate palma) Defense", ou entao a torcida precisa esperar a mensagem do telao dizendo "make some noise" para entao se manifestar. Enfim, eh bem esquisito pra quem ta acostumado a ir ao Mineirao, ter que ficar em pe, com um tanto de gente grudado ao seu lado, pulando igual macaco, berrando de tanto cantar, rodando a camisa no ar.



Pelo contrario, os torcedores canadenses sao bem civilizados e tao mais interessados em desfrutar da comida (batata frita, chickens, coca cola e hot dog) do que prestar atencao ou perder tempo gritando por causa de um time.

Vale tambem citar que o estadio eh simplesmente maravilhoso e com uma estrutura invejavel, fora a quantidade de segurancas e pessoas ao seu dispor para dar alguma informacao e te ajudar com o que for preciso. A regiao na qual se encontra o estadio dispoe de diversos onibus e um metro que te deixa praticamente na entrada do local.



Outro destaque interessante vai para as Lideres de Torcida. A gente sempre ve nos filmes o quanto os norte americanos (principalmente as mulheres) levam a serio a "profissao" de cheerleader. Eh bem legal de acompanhar as coreografias e dancas.



Ja o Baseball eu achei bem mais interessante e pratico. O estadio eh mais modesto, mas tambem eh moderno e o esporte prende mais a atencao dos torcedores.

A minha primeira dificuldade foi descobrir qual dos dois times era o Canadians, porque eu tava distante e eu nao vi uma pessoa sequer no estadio com a camisa do time. Meio bizarro...

O jogo nao eh tao interrompido igual o futebol e a torcida tambem participa mais. Entretanto, eles tambem abusam do uso de musicas e dancas durante a partida. A diferenca eh que nao ha lider de torcida. A danca fica por conta dos homens responsaveis por "varrer" a terra nos intervalos da partida. Fui pega de surpresa... do nada comeca a tocar uma musica e os rapazes param de varrer pra comecar a dancar no meio do campo e tambem possuem um coreografia propria.

A unica coisa que me incomodou bastante foi a duracao do jogo. Putz, que negocio mais demorado! Foram 3 horas que passaram bem devagar.

Lamentacao do dia: Depois de ficar rodeada por tantas pessoas comendo, eu resolvi procurar alguma coisa pra me alimentar tambem. Foi ai que me deparei com um doce que eu adorava comer quando era pequena e fiquei revoltada quando parou de vender em Belo Horizonte. Alguem ai lembra do Mister Pretzel?

Quando me deparei com a lanchonete que vendia Pretzel, fiquei toda feliz, nao pensei duas vezes e fui pra fila, so tava faltando babar. Ate que eu fui dar a primeira mordida e.... que decepcao! Terrivel, terrivel, terrivel. :( hahahaha


Nenhum comentário:

Postar um comentário