segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Um mês no Canada



Hoje faz um mes que eu vim morar no Canada. Na verdade, foi ontem, mas nao da pra considerar porque eu tava bem cansada e nao fiz praticamente nada.

O tempo passou bem mais rapido do que eu imaginava. Porem, eu ainda lembro como se fosse ontem da minha viagem, do quanto eu chorei e fiquei  me perguntando durante o voo"por que eu to fazendo isso?"

Pois bem, desde que cheguei em Vancouver, eu ainda nao tive motivos pra ficar triste ou chorar, pelo contrario! Tenho um balanco bem positivo acerca deste um mes. 

Obviamente, o meu ingles melhorou bastante. Agora eu nao preciso pensar muito pra falar, eu simplesmente falo e eh isso ai. Eh a famosa "fluencia", que eh o que eu to procurando adquirir com o passar dos dias. 

Neste primeiro momento, eu fiquei na escola das 8h30 as 15h30. Em algumas horas, eu me questionei se eu estava mesmo melhorando, mas agora eu vejo com maior clareza e tenho certeza de que sim, eu consegui melhorar. 

Em se tratando de preposicoes (que eh a maior dificuldade enfrentada por latinos que querem aprender ingles, segundo os professores), eu possuo um material de fazer inveja a qualquer cursinho de lingua inglesa de BH. 

A minha gramatica melhorou bastante, tive aula com uma professora sensacional, que faz tudo parecer facil. Vou sentir falta dela, porque agora eu mudei de level e os professores mudaram. 

Em um dos meus primeiros postes no blog, eu disse que era praticamente impossivel nao ficar amigo de brasileiro e, automaticamente, nao falar portugues. Retiro o que eu disse. Eh possivel, sim. Nao so possivel, como necessario. Se for pra falar portugues, melhor ficar no Brasil ou ir pra Portugal ou Angola, sei la. 

Eu consegui me distanciar um poucos dos brasileiros porque vi que aquela uniao toda ia ser um obstaculo pra eu aprender de forma mais rapida. Eu nao abandonei os meus compatriotas totalmente, mas tenho convivido mais com aqueles outros brasileiros que tambem estao dispostos a falar em ingles. Tambem fiz amizades com duas coreanas, mexicanos e tchecos. 

Agora eu ja tenho um conhecimento bem aprimorado sobre a cidade e ja posso me dar ao luxo de dar informacoes para turistas ou alunos recem chegados na escola. 

Depois de um mes, eu pude perceber que os canadenses nao tem conhecimento nenhum sobre o Brasil. Ta bom, eles sabem que a gente gosta de futebol e so. Muitos aqui nunca ouviram falar em samba ou Carnaval, que sao coisas que os turistas costumam saber sobre a gente. E claro, ninguem aqui faz ideia de que a gente fala portugues.

Alguem: Where are you from?
Eu: Brazil.
Alguem: Nice! Buenos dias, buenas tardies, muchas gracias...
Eu: I speak portuguese, hehe. 
Alguem: Really?  Oh, Sorry!

Quase todo dia eh a mesma coisa. Ate que antes de ontem, pela primeira vez, minha amiga mexicana resolveu me perguntar por que diabos a gente fala portugues no Brasil. Antes de responder, eu perguntei algo do tipo "Voce nao sabe? Seu professor de historia nunca falou nada sobre o Brasil?", e, pra minha frustacao, a resposta foi negativa. Tambem perguntei se ela ja tinha ouvido falar em Tratado de Tordesilhas, mas ai ja eh pedir "demais", ne, rs. 

Depois de um mes, a minha paciencia com japones eh praticamente zero. Oh povinho chato e retardado. Eu, com os meus lindos 19 anos, sou uma das pessoas mais novas da escola. Perto de japones, eu me sinto uma idosa. Eles sao muito infantis, se comportavam como criancas, alem de ter uma pronuncia horrivel (tudo bem que isso nao eh culpa deles, ne). Fora a diferenca cultural e de habitos que sao bem gritantes Isso eh ate legal, eh o grande barato de conhecer pessoas diferentes, mas os japoneses me dao tedio e deve ser um saco morar la. Praticamente risquei o Japao da minha lista de paises que eu tenho vontade de conhecer. 

Agora eu tenho que falar bem e muito bem mesmo sobre os coreanos. Ta ai um pais que eu fiquei com vontade de conhecer e certamente o farei algum dia. (Coreia do Sul, obviamente, hihi).  Eles sao bem diferentes de nos, mas sao pessoas inteligentes e muito interessantes e alegres. Nao eh a toa que a minha melhor amiga aqui em Vancouver eh uma coreana. 

Em breve, vou fazer um post sobre as coisas que me irritam no Canada. Sao poucas coisas, mas acho que vale a pena destacar em outro momento, nao aqui.

Pra finalizar, posso dizer que estou me tornando uma pessoa menos fresca com relacao a comida (para a  alegria da minha mae). To comendo na marra certas coisas, mas to comendo, to tentando, to provando e isso eh um grande avanco, em se tratando da minha pessoa, hihi. 


4 comentários:

  1. Lembro do dia que vc comeu pizza la em casa e tirou praticamente TODOS os ingredientes de cima da pizza hahahahahaha, que bom que voce ta mudando friend, quando chegar vai ter pizza la em casa!!!! Saudaaaades s2

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Oi Bruna, me chamo Leandro e depois que li seu post, não exatamente no contexto dele, gostaria de te fazer uma pergunta: O que é preciso para ir para o Canada? Quer dizer, me refiro a dinheiro (quanto em média tenho que ter para o consulado me deixar entrar no país, não precisa mencionar os gastos dentro do país se não quiser), conhecimento de Inglês, faculdade, etc. Poderia me responder por favor? Gostaria muito de ir, mas estou com o pé atrás com relação a vistos, etc. tenho medo de me negarem um e isto "sujar" meu próximo pedido de visto.

      Excluir
  3. Ri muito lendo esse seu post porque imaginei totalmente você me contando tudo isso. Que saudade, Bumis!

    ResponderExcluir