segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Parada do Orgulho Gay em Vancouver


Neste ultimo domingo, dia 5 de agosto de 2012, foi comemorado o dia do Orgulho Gay, em Vancouver. 

Na verdade, o meu plano do dia era ir com os meus amigos à praia, pra aproveitar o belo tempo que estava fazendo. Porém, o local da Parada Gay foi exatamente na rua à frente da praia, a Davie Street. Aliás, só foi possível chegar a praia passando, literalmente, no meio da manifestação. 

A rua estava completamente lotada de gays, lésbicas  simpatizantes, turistas e curiosos. Consegui tirar várias fotos bem legais e postarei todas em breve. 


O movimento foi super bem planejado e não houve qualquer tipo de confusão ou problema. Pelo contrario. Pude ver uma população totalmente educada e que sabe respeitar as diferentes opções sexuais que existem. Os cidadãos de Vancouver conseguem, e muito bem, conviver com qualquer tipo de diferença e encaram tudo com uma tranquilidade impressionante. 

Aqui não existe espaço para gente que tem preconceito com gays, lésbicas  negros, asiáticos  naturalistas, gente que tem tatuagem ou pinta o cabelo de rosa choque. Ninguém dá a minima se você só usa roupa de marca ou anda com a blusa rasgada e suja. 



Eu me lembro dos meus primeiros dias pegando ônibus na cidade. Estava sentada em um banco até que surge um rapaz com uma roupa toda suja, manchada e rasgada. Como dava pra perceber que não se tratava de um mendigo, a opção mais lógica que me veio em mente era a de que aquele homem era pedreiro ou era pintor, sei la. Eu também pensei "Gente, que coisa estranha! Por que ele não usa uma roupa melhor e coloca essa outra quando estiver no trabalho? É muito mais apresentável..."

Enfim, esse foi apenas um dos vários momentos em que eu fiquei com uma cara de espanto O______o enquanto as outras pessoas não esboçavam nenhuma surpresa. ou indignação.


O casamento homossexual é liberado em Vancouver. Mas, mais do que isso, também é liberado andar de mão dada com pessoas do mesmo sexo, trocar e receber carinhos sem medo de apanhar ou sofrer algum tipo de humilhação. 

Presenciar essa festa me fez pensar nos meus amigos homossexuais e, principalmente, naqueles meus conhecidos que ainda não tiveram a coragem de se aceitar e dizer para o mundo (e, principalmente, para eles mesmos) o que realmente são.  Também pensei no quanto eles serão mais felizes quando for possível agir da mesma forma no Brasil. 



A Parada parecia um verdadeiro desfile de escola de samba. Tinham vários carros, grupos e sub-grupos, instituições financeiras, times populares dos mais diferentes esportes, marcando presença  seja com o intuito de dizer "sou gay e sou feliz" ou para dizer "não sou homossexual, mas sou a favor da felicidade independente do sexo"


Certamente não irei esquecer desse dia, mas não por causa da causa gay em si, ate porque já tem alguns anos em que eu encaro a situação com a maior naturalidade do mundo. O movimento também serviu pra eu ver o quão estupido eh ter qualquer tipo de preconceito e o quanto a gente perde tempo julgando e criticando os outros que são diferentes da gente.


Um beijos aos meus lindos amigos gays. hahahaha


Nenhum comentário:

Postar um comentário