terça-feira, 25 de setembro de 2012

Homeless: Por que ser sem teto pode ser um "bom negócio" em Vancouver


Eu já deveria ter feito uma postagem sobre isso anteriormente, mas eu não tinha tanto conhecimento sobre o assunto e só me limitaria a dizer o quanto eu fiquei impressionada de ver tantos moradores de rua em Vancouver. 

Pois eh... eu me lembro bem de quando cheguei aqui. Tudo parecia ser lindo e perfeito em termos de qualidade de vida da população  Ate que fui em Downtown pela primeira vez e me questionei "Não acredito no que eu estou vendo".

O fato é que cerca de 4 mil pessoas moram nas ruas da cidade, sem ter um lugar para morar. O local mais fácil de se encontrar sem tetos eh na Hastings, uma avenida enorme que passa pelo centro.

Dentre esse numero incluem-se jovens, adultos, idosos, crianças e cachorros. 

Agora, quase três meses vivendo aqui, eu já ouvi varias historias e vários motivos para haver tanta gente sem um lar pra viver. 

O primeiro: eh extremamente caro comprar uma casa ou alugar um apartamento em Vancouver. 
Por exemplo, o lote onde se encontra a casa que eu moro custa, no MINIMO, um milhão de dólares  Isso porque a minha casa é "simples" perto das outras que tem aqui. 
O aluguel de um apartamento também eh bem caro e, na maioria das vezes, é preciso dividi-lo com quatro, cinco, seis pessoas. 

Porém, diferentemente do Brasil (na verdade, eu não tenho certeza, então posso estar falando bobagem), a prefeitura de Vancouver ajuda e MUITO os moradores de rua. Agora eh que vem a parte engraçada, bizarra, sem noção e até meio revoltante da história.

O governo de British Columbia faz de tudo para tirar as pessoas das ruas, oferecendo trabalho e até moradia em alguns momentos, mas, na maioria dos casos, os sem teto NAO QUEREM trabalhar por pura PREGUIÇA. Alem de preferirem ficar nas ruas por conta do a toa, se você eh homeless e tem filho, o governo da 400 dólares pra você cuidar bem da criança.

Eu conversei com um morador de rua que tem um filho e ele me respondeu:

- Pra que eu vou perder tempo trabalhando se eu ganho um dinheiro mensal e não faço nada? 

Mas se você não quer ter filho porque acha trabalhoso demais, o governo também da dinheiro para as pessoas que tem cachorro de rua de estimação. 

A coisa mais fácil que existe aqui é andar nas ruas e ver cachorros lindos, com o pelo penteado e ate muito mais bonito do que os cachorros de pessoas que tem casa. Ou seja, os cachorros sustentam esses moradores vagabundos.


Saber disso me deixou bem revoltada, mas pelo menos fiquei feliz de saber que os cachorros são bem cuidados... hahahaha

Na Hastings, outro problema fácil de detectar é a quantidade de moradores de rua que são usuários de droga. Muitos deles são viciados e com uma aparência decadente, mas não fazem mal a ninguém e não aparentam perigo nenhum as pessoas, pelo menos de dia. Já ouvi caso de pessoas que presenciaram homeless tentando assaltar alguém de madrugada, mas eu, pessoalmente, nunca me deparei com nada do tipo. E assim como no Brasil, eu tento passar o mais longe possível deles. 

Como vocês podem perceber, nenhum lugar eh perfeito. 

Depois de tanto escrever nesse post, fica bem fácil entender o porque de eu ter colocado no titulo que ser sem teto pode ser um bom negocio. Mas ainda assim, mesmo com todas essas regalias, eu acharia totalmente deprimente ficar na rua o dia inteiro, sem fazer nada e ficar pedindo dinheiro e comida pra primeira pessoa que aparece. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário