domingo, 30 de setembro de 2012

Chapters e a Rua da Leitura


Umas das coisas que eu mais gosto em Vancouver eh de como eh facil ter acesso a livros, jornais e revistas por um preço muito em conta.

A Chapters, a "Leitura" do Canada, tem se tornado um dos meus lugares mais visitados aqui. Na Robson Street, eh possivel encontrar essa loja enorme com 3 andares de estantes e livros. 

Aqui, voce encontra livros por tres, quatro, cinco dolares e totalmente novos. 

PS: Obviamente, antes da palavra World tem escrito The, mas eu tirei essa foto enquanto subia de escada rolante.

Outra coisa bem legal eh que, aqui, se voce eh estudante, automaticamente tera desconto na compra de livros escolares/universitarios e tambem nos outros nao academicos. 


E outra coisa beeeeem mais legal ainda eh que a rua da frente da livraria as vezes eh interditada. A prefeitura coloca varios puffs pela rua, pras pessoas descansarem e lerem livros ao ar livre. 


A cada compra efetuada, voce vai somando pontos e depois pode usa-los pra comprar mais livros. 


Mas se voce eh do tipo de pessoa que prefere ler jornais, certamente ira notar que nao eh dificil achar esses pequenos armazenamentos de jornais em quase todas as esquinas de Downtown. 

Viver numa cidade que eh totalmente voltada para o incentivo a leitura, me fez pensar na nossa situaçao no Brasil. 
Por que sera que os brasileiros nao gostam de ler? Por que sera que eh tao dificil destinar alguns minutos que sejam, para apreciar algum livro? Por que sera que eh bem mais interessante ficar no twitter lendo um tanto de bobagens que nao vao te levar a lugar algum? 

Eh claro que nao da pra comparar o Brasil e o Canada em termos economicos, estruturais, politicos e bla bla bla, e sei que todos esses fatores influenciam diretamente na personalidade e habitos dos cidadaos daquele local . 

Porem, se compararmos o Brasil com os nossos vizinhos Argentina, Chile e Uruguai - que tambem nao sao paises de primeiro mundo - a diferença continua sendo gritante. Eu nunca fui para esses lugares, mas ja conversei com varias pessoas que foram e todas me relataram que os hermanos usufruem, e muito, da leitura. 

Ate que eu comecei a lembrar de mim mesma, num passado nao muito distante, de quando eu ainda estava na escola. Confesso que o meu habito de leitura surgiu meio tardiamente e acabou se intensificando mais ainda pelo fato de eu estudar jornalismo. Mas, pra mim, o fato eh que o tipo de leitura que as escolas (pelo menos a minha) obrigam ao aluno a fazer, sao simplesmente "demais" para a cabeça de um jovem.

Eu sei que Alvares de Azevedo, Bernardo Guimaraes, Guimaraes Rosas, etc, sao nomes famosos da literatura brasileira e merecem respeito. Entretanto, forçar uma criança e um pre-adolescente a ler um Machado de Assis da vida eh o fim do mundo. Pra mim, eh pedir para que os jovens brasileiros odeiem ler livros. 

Eu posso falar desse jeito porque eu passei por isso e sei que muitas pessoas devem ter passado pelo mesmo questionamento: Se esses livros que a escola quer que eu leia sao chatos, todos os outros livros existentes devem, tambem, ser muito chatos. 

Alias, de todos os escritores lidos por mim na epoca de escola, eu so posso dizer que gostei de Erico Verissimo, Luis Fernando Verissimo e Jose de Alencar. O resto eu li sofrendo, porque fui obrigada, porque ia cair na prova de literatura. Ainda bem que existem os famosos resumos de internet, hahaha. 

Ate que, num belo dia, uma alma corajosa resolve ir a uma biblioteca ou a uma loja e compra um livro de seu interesse e descobre que os livros nao sao chatos, pelo contrario, sao bem legais. O problema eh que sao poucas as tais almas que, por algum motivo, resolvem a ler algo.  

Entao pensem um milhao de vezes antes de criticar uma pessoa lendo Crepusculo, Nicholas Sparks, autoajuda, Biblia, ou qualquer coisa que seja. Sabem por que? Porque pelo menos essas pessoas estao lendo, absorvendo vocabulario, gramatica, pontuaçao, sem nem perceberem. Qualquer leitura eh valida, desde que voce esteja realmente lendo porque esta interessado. 

Se voce que leu o meu post nao gosta de ler, eu o aconselharia a dar uma passada na Leitura, dar uma olhada nas capas dos livros, porque certamente voce ha de gostar de pelo menos um. 

PS: Eu sei que tem muita gente que gosta de ler, mas a maioria nao gosta e nao da pra negar. Eu sei que generalizei, mas a intençao foi essa. Entao, nao reclamem! (recado especial para o Doutor Pedrinho Calais)





5 comentários:

  1. Isso aeee amiga concordo demais, sauudadess ♥

    ResponderExcluir
  2. Concordo com tudo que você escreveu! Enquanto estive no intercâmbio também me perguntava essas coisas! AO pegar o metrô eu ficava até sem graça ao perceber que eu era a única ali que não estav concentrada lendo um livro ou jornal.
    Eu sempre gostei de ler mas tive uma época de 'rebeldia literária' que foi justamente a época em que eu tinha que ler os livros para as aulas de literatura e vestibular. Odiei né! Mas passou hehehe!

    Na minha opinião são dois problemas a serem enfrentados aqui. Primeiro é o interesse pela literatura que tem crescido (como você falou com os livros teen, jovem-adulto). Mas acho que o que fa mais diferença é o acesso mesmo. Eu gosto muito de ler mas meu bolso não acompanha meu ritmo de leitura e as bibliotecas públicas não ajudam muito.

    Caso o acesso fosse mais fácil muitas vezes o interesse consequentemente aumentaria.

    Compra bastante livro aí!!!!!! Bjs!

    Evelyn
    http://newromantic.net

    ResponderExcluir
  3. Seu post resumiu completamente o que eu sempre digo e penso. Te amo e saudades, Bumis! <3

    ResponderExcluir
  4. *0* AHH que legaaal! E sim, concordo com você!

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post brunis, concordo com vc e com o comentário da Evelyn :) Aproveita bastante aí, e dps quando voltar pro Brasil empresta uns livros prazamiga aqui treinar o inglês x)) ahahahah
    beijos<3

    ResponderExcluir