quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Considerações Finais


O meu intercâmbio esta oficialmente terminando. Quem acompanhou o meu blog sabe o que eu fiz ou deixei de fazer, porem, eu ainda tenho algumas considerações a fazer.

Termino essa longa jornada com a consciência de que eu fiz o melhor que eu pude. Me empenhei muito nos estudos, foquei nos conteúdos nos quais eu tinha mais dificuldade e me virei pra tentar entende-los. Fiz novas amizades, compreendi o estilo de vida e cultura de outros pessoas e, mesmo achando certas coisas bem estranhas, eu soube me portar bem, respeitei as diferenças (tanto as que eu considero esquisitas/atrasadas quanto as diferenças que passei a admirar).

Posso dizer que a Bruna vai voltar sendo a mesma Bruna de antes. O que mudou? Agora eu sou uma pessoa menos fresca/chata em relação a comida e também me sinto mais independente. Eu melhorei bastante a minha capacidade de me concentrar e interpretar. Me considero uma pessoa bem mais adaptável e aberta a novas ideias, lugares e pessoas. 

Também volto para o Brasil mais focada ainda em atingir o meu objetivo de ser uma boa jornalista. Afinal, fiz o intercambio justamente pensando nos frutos profissionais que eu vou poder colher no futuro. Alias, o futuro já eh o agora e o amanhã. 

Durante esse viagem tive momentos bons e ruins, mas os ruins foram pouquíssimos  Em quase 5 meses, tive apenas três momentos de tristeza ou fraqueza, que não duraram nem 24 horas. Esse fato, para mim, também eh uma vitoria, pois consegui ficar bem na maior parte do tempo, com a cabeça boa, e sem deixar que nada me atrapalhasse. 

Morar no Canada também me proporcionou viver em um pais de primeiro mundo. Descobri, de verdade, o significado do que eh ser um pais desenvolvido. Aprendi que ser desenvolvido eh muito mais do que ter uma boa economia, transporte publico de qualidade, serviço de saúde igual para todos. Vi que ser desenvolvido eh, também  respeitar filas, oferecer o acento do ônibus aos idosos, eh ser sustentável e atravessar a rua quando o sinal para os carros tiver fechado.

Obviamente, nem tudo é totalmente perfeito, ne?? Abaixo coloco a listinha das coisas que não gostei aqui.

  • Pressa das pessoas: a todo momento me senti como se o fim do mundo estivesse chegando. As pessoas aqui estão sempre correndo, parece ate que estão sempre atrasadas.
  • A falta de capacidade de socialização dos cidadãos de Vancity também assusta.
  • Ônibus pequenos e com poucos assentos. Vancouver, por ser uma cidade plana e ter um transporte publico que facilita e muito a vida de cadeirantes, deficientes  etc, acaba fazendo com que o fácil se complique demais. Ex: Teve um dia que, dentro do meu ônibus  tinham dois cadeirantes, uma mulher com o filho dentro de um carrinho, alem de um deficiente visual com um cachorro. Não preciso nem dizer o caos que virou. 
  • Banalização do "desculpa", "por favor" e "obrigado": Nos primeiros dias, você acha o excesso de educação das pessoas a coisa mais linda e agradável do mundo. Porem, depois de algum tempo, você percebe que as pessoas parecem robôs programados pra dizerem essas três palavrinhas magicas em TODOS os momentos possíveis. Vai ter momento em que alguém vai te dizer "sorry" e você vai ficar com uma cara de "por que diabos você ta falando isso? Você não fez nada" 
  • Comidas adocicadas demais; Aqui, ate o que era pra ser salgado, eh meio doce. 
  • Homeless (sem teto) pedindo dinheiro e comida o tempo inteiro. 
  • Chuva = Raincouver.
  • Pessoas completamente surtadas.
  • "Sounds good". Ao conversar com nativos você percebe que eles falam isso o tempo inteiro e em momentos que não fazem nenhum sentido dizer isso. 
  • Drogas. No centro de Vancouver você sente o cheiro de maconha o tempo inteiro. 
Vivenciar o outro lado da moeda também me ajudou a gostar mais do Brasil. Tudo bem que o nosso pais é um caos e realmente quase nada funciona como supostamente deveria, mas eu tenho certeza de que sou mais feliz la e que não há nada como o nosso povo, a nossa comida e o nosso jeitinho brasileiro de ser... Vai por mim, eh muito mais divertido do que qualquer outro lugar. hahahaha

Bom, quando chegar no Brasil, eu pretendo descansar, esquecer um pouco do inglês e dar um tempo pro meu cérebro processar essa quantidade massiva de conteúdo que recebi nos últimos tempos. Quero aproveitar o tempo pra ler livros em português (to me sentindo meio burra), sair por ai, reaprender a dirigir, voltar a praticar esportes, relaxar e depois voltar pra faculdade e conseguir um bom estagio. 

Eh isso, minha gente! Esse blog vai ficar aposentado e meio sem utilidade, mas espero que ele ajude futuros intercambistas que pretendem morar em Vancouver. 

Beijos e obrigada ;)

2 comentários:

  1. Olá, Bruna!
    eu estava pesquisando sobre intercâmbio em Vancouver e encontrei seu blog. Adorei e já li quase todos os posts!
    Em julho, agora de 2013, irei pra Vancouver e estudarei na Ilac durante 1 mês apenas, mas creio que valerá a pena.
    Gostaria muito de tirar algumas dúvidas com você ,se fosse possível, e queria saber qual é o melhor meio de contato com você, se seria aqui pelo blog ou por e-mail.
    Agradeço desde já,
    Gabriela.

    ResponderExcluir