terça-feira, 30 de outubro de 2012

Um pouquinho da cultura de vários países



O Canada, além de ser um lugar bom para se estudar inglês  também proporciona a possibilidade de conhecer gente de todos os cantos do planeta e, consequente, as respectivas culturas e modos de enxergar a vida de um jeito totalmente diferente do seu.

Nesses meses eu já fiz amizades com latinos como colombianos, mexicanos, equatorianos, venezuelanos, chilenos, uruguaios e ate uma pessoa da Republica Dominicana.

Ja entre os europeus, conheci franceses, espanhóis, alemães, italianos, suíços, portugueses e russos.

Do continente asiático  tive e tenho contato com sul-coreanos, japoneses, taiwaneses, tailandeses, chineses, filipinos, indianos, vietnamitas, árabes e israelenses.

Talvez a parte mais valiosa desse intercambio nem seja o conhecimento de inglês que eu adquiri, e sim a oportunidade de vivenciar o dia a dia sob uma ótica totalmente diferente da minha.


Eu não poderia começar por outro "pedacinho" do planeta Terra. Os asiáticos sempre me despertaram um preconceito muito grande. Não sei direito o porque disso, mas, provavelmente, deve ser porque trata-se de um povo totalmente diferente dos ocidentais, desde o alfabeto utilizado ate a comida (que eu particularmente não gosto nem de olhar).

Porem, esse tempo de convívio fez com que eu diminuísse o meu "problema" com eles, mas posso afirmar que o meu interesse em visitar os países que la se encontram diminuiu bastante. Descobri coisas legais, outras nem tanto, alem de atitudes que eu considero nojentas. 

Vou começar pelos fatos e curiosidades intrigantes e depois faço a lista das coisas estranhas/nojentas.

  • A Coreia do Sul possui uma das internets mais rápidas do mundo. Eh super comum ouvir eles reclamando da lerdeza da net canadense (que eh bem mais rápida que a brasileira). 
  • Apesar de serem bem estudiosos, os asiáticos não tem muito contato com o entretenimento americanos Ou seja, se você só sabe falar de seriados, filmes, artistas americanos, você não vai ter assunto com oriental e por isso a tendencia eh você não fazer amizade com eles.
  • Nas escolas japonesas e sul-coreanas as pessoas se familiarizam com o alfabeto "inglês" desde pequenos.
  • Coreanos estudam das 8h ate as 22h nas escolas e possuem um conhecimento muito grande sobre arte.

  • Os homens asiáticos costumam gostar excessivamente da cor rosa, alem de usarem roupas meio afeminadas. Basicamente, todos os brasileiros daqui costumam achar que quase todos os asiáticos sao gays, porem, eles não são! Claro que sempre vai ter alguém pra fugir da regra, mas o que eu quis dizer eh que esses pobres meninos são muito mal interpretados, coitados. hahaha
  • Essa "cultura" de sair beijando na boca de uma pessoa que você conheceu ha dez minutos eh algo fora de cogitação na Asia. Eles ainda são bem tradicionais, demoram ate meses pra terem um relacionamento que, normalmente, é construído em menos de dois minutos no Brasil. 
  • Asiáticos não costumam frequentar baladas e não sabem dançar. Chega ate ser vergonhoso vê los dançando.
  • Eh bem improvável que você veja um casal de namorados na rua abraçados ou com o homem praticamente apoiando a mão na bunda da namorada enquanto andam pela cidade. Para os japas e similares, isso eh bem desrespeitoso.
  • Asiáticos não tem o habito de abraçar e nem beijar o rosto para cumprimentar uma pessoa. O engraçado eh que a meninas asiáticas tentam se adaptar aqui no Canada, ate tentam ser mais "carinhosas", mas apenas com outras mulheres. Na cabeça de uma japonesa, por exemplo, ser vista abraçando um homem quer dizer que os dois namoram ou tem um caso. 
  • Exatamente por não serem carinhosos - da maneira latina de ser - os asiáticos são mais independentes e lidam melhor do que nos com essa questão de morar longe da família e amigos.

  • Os asiáticos são muito bobinhos, inocentes e infantis. Na maioria das vezes eu me sinto uma idosa conversando com eles.

Parte nojenta/estranha: Especialmente para japoneses e taiwaneses (não sei muito bem se eh regra pra todos os outros asiáticos), arrotar na frente de todo mundo eh algo normal. 

Japoneses fazem muuuuito barulho quando estão tomando sopa ou algo quente. Dizem por ai que eles também fazer isso pra demonstrarem que a comida ta boa. 
Eles também fazem barulho quando param pra pensar em alguma coisa... é como se tivessem queimando os neurônios e reproduzem esse sacrifício (?) emitindo sons bem estranhos. 


Se você acha que só os franceses não curtem um banho, sinto informar que você esta enganado. Pois é, pra minha infelicidade, descobri/comprovei/senti na pele o no olfato que os europeus são meio fedidos. Especialmente no frio, eles não veem muita necessidade em tomar uma duchinha que seja. Mas, de qualquer forma, o titulo de mais nojento continua com os franceses. 

Quando eu fiz aquela viagem pra Rocky Moutain haviam umas cinco francesas dentro do ônibus  Uma delas se destacou por ter levado apenas duas blusas diferentes pra usa-las em quatro dias. Uma brasileira teve o azar de dividir quarto com essa menina e ela me relatou que a francesa tomou banho apenas em um dia. 

Enfim, devo dizer que canadenses não são la pessoas apreciadoras de banho, mas é de uma forma mais aceitável.

  • A Suíça possui trés linguás oficiais, - alemão  italiano e francês - porque cada pedaço eh influenciado por outro pais. Porem, na parte alemã  os suíços falam alemão e Suíço alemão, que eh basicamente um alemão que não respeita regras gramaticais ou coisa do tipo. Nesse caso, alemães não entendem a lingua Suiça-alema, mas os suiços-germânicos entendem os alemães da Alemanha. Deu pra entender?
  • Infelizmente, os russos são educados desde pequenos a cultivarem o ódio por negros e homossexuais. Lembrando que o que eles entendem por negro, muitas vezes, eh o que eu entendo e chamo de moreno claro. Então  se você se encaixa em algumas das descrições acima, acho melhor não ir pra la, não.
  • Ainda falando sobre russos, eles são disparados as pessoas mais chatas e insuportáveis do mundo. Na verdade, eh 8 ou 80. Ou eh chato/nojento/se acha demais ou são legais demais. 
Por mais que haja diferenças culturais entre nos e o europeus, pelo menos você consegue identificar várias semelhanças, alem de achar que vivemos no mesmo planeta, diferente dos asiáticos onde parece que existe um Muro de Berlim separando eles do mundo ocidental. 


Apesar da Arabia Saudita ficar na Asia, eu resolvi destinar um espaço só pra eles, porque esse povo também possui características muito próprias e distintas do restante do planeta. 

  • Os árabes que fazem intercambio e faculdade são ricos, muito ricos meeeesmo. 
  • O governo Árabe eh quem paga o intercambio, college ou universidade dos estudantes. A unica obrigação dessas pessoas é a de voltar com inglês fluente e formado em algum curso.  
  • Árabes tem um nariz gigantesco. 
  • Eles são tao ou ate mais preguiçosos que baianos. Principalmente pelo fato de viverem num ambiente tomado pela religiosidade 24h por dia e regras rigorosas, os árabes usufruem e muito da liberdade que encontram no Canada. Eles fazem tuuudo, menos estudar. 
  • Pelo que eu percebi, as mulheres árabes são meio inúteis e servem mais pra reprodução do que pra qualquer outra coisa. 
  • Ainda falando sobre mulheres, elas não podem sob hipótese alguma tirar aquele lenço da cabeça.
  • Tem uma época do ano em que religião árabe impõe que eles fiquem sem comer e beber aguá por um mês  Na verdade, eles só podem comer depois das 22h e por um período de uma hora ou nem isso. Mesmo estando no Canada, os árabes seguem esse momento a risca e chega dar dó ver a magreleza e a cara de doente com que eles ficam. 
  • Eles não podem comer carne de porco e as sextas, depois da aula, sao detinadas a oraçao. 
  • Ja falei que eles são ricos? Ja, ne? hahaha

Nem vou perder tempo falando dos outros latinos, porque eles são exatamente igual a gente. A unica diferença eh que eles hablam espanhol. 

O pessoal eh todo muito gente boa, alegre, falante e são  com certeza, a melhor válvula de escape para você que quer evitar fazer amigos brasileiros durante o intercambio. Os assuntos são os mesmos, os gostos, as reclamações  alem do jeito alegre e carinhoso de ser não é exclusividade brasileira. 

O que eu reparei de "diferente" é que mexicano fala demaaaaais. Parece que o assunto não se esgota e as vezes isso me estressa um pouco, porque os meus ouvidos não aguentam tamanha falação  principalmente quando se reúnem e falam em espanhol.

Gostei tanto de conhecer os nossos hermanos que o meu objetivo "principal" de viagem no futuro deixou de ser Europa e virou a America Latina. ;)

Alem das qualidades serem praticamente as mesmas que as nossas, os defeitos também são iguais:

Eles tambem sao meio malandros em varias situações. Descobri que também existe o jeitinho colombiano, o jeitinho mexicano, etc de resolver as coisas.

Colombianos se orgulham do carnaval deles, mas, aparentemente, todo mundo só conhece o brasileiro.

E por ultimo, mas não menos importante, uma característica que é comum entre os latinos e que me deixa muito ENVERGONHADA e FRUSTADA: a falta de pontualidade.

Parece que eh regra geral e os outros sul-americanos também acham lindo e descolado chegar atrasado nos lugares e não respeitarem horários. Entretanto, nessa disputa, o brasileiro ainda fica na liderança isolada.

Se a carapuça serviu pra você que esta lendo o meu blog, fique sabendo que o resto do mundo pensa que nos somos uns idiotas, irresponsáveis que não tem a capacidade de chegar na hora nos locais.

Vocês não sabem o quão ridícula eu me senti em todas as viagens que fiz nos arredores do Canada e o fato de SEMPRE ter um brasileiro atrasado e a viagem ter que atrasar MUITO por causa desse infeliz. 

Outra vez, na minha viagem pra Rocky Moutains, um brasileiro fez com que o resto da turma esperasse UMA HORA e, no final das contas, o sujeito nem apareceu para viajar. Ou seja, esperamos a toa, perdemos tempo a troco de nada. 


Pode ter certeza que não existe nada mais deprimente do que ouvir um professor da escola de inglês ou um guia turístico falando "Vocês tem que chegar aqui a tal hora no horário canadense e não no horário brasileiro, entenderam, brasileiros?"


E depois vocês ainda reclamam porque não somos levados a serio. ;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário