segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Aqui só não pratica esporte quem nao quer



Não precisa me conhecer bem para perceber o quanto eu gosto de esportes. 

Diferente de muitas meninas, um dos meus momento favoritos na época de escola era a aula de Educação Física  Sempre gostei muito de jogar todos os tipos de esporte e, modéstia a parte, sempre me destaquei seja com a bola nos pés ou nas mãos. 

Fiz natação por muito tempo, desde criancinha. Aos 7 anos, entrei na escolinha de vôlei da minha escola, esporte esse que viraria a minha paixão e ao qual dediquei, pelo menos, 10 anos da minha vida. 
Quando o colegio abriu aula de futebol feminino, la estava eu participando efetivamente, mas não durou muito tempo porque a escola estava ficando mais puxada e eu tive que optar apenas pelo vôlei.

Porem, um tempo depois, o meu ex técnico de futebol (Ricardo, atualmente na Comissão Técnica do Goias, juntamente com o técnico Enderson Moreira, que também trabalhava no Magnum) me pediu para treinar na equipe, porque o Magnum ia participar de um campeonato importante no Rio de Janeiro e estavam precisando de mais uma pessoa para completar a vaga. Lembro-me muito bem de treinar futsal e depois sair correndo pra ir treinar vôlei  Eu não reclamava, muito pelo contrario, era um prazer enorme para mim e para o meu corpo, que nunca se cansava. 

Os anos se passaram, eu continuei jogando voleibol e só parei no segundo ano do ensino médio. 

Eu contei essa parte da minha vida porque sei que, assim como eu, muitas outras pessoas dependiam da escola pra praticar um esporte e, com a formatura, praticamente não pegou mais numa bola pra jogar o que for. 

Na verdade, nesse caso, pra homem ainda é fácil jogar uma pelada, seja num clube ou no prédio de alguém que tenha quadra. Mas, quando se trata de mulher, a coisa não eh tao simples assim.


Em Vancouver estão espalhados milhares de campos de futebol, baseball, tenis, basquete, etc. E o melhor: você não tem que pagar nada pra poder usufruir desses locais. 

Isso sim que eh estimular o cidadão a praticar esportes. Sem falar nas bolas, raquetes, bastões e afins, todos com preços muito acessíveis. 

E o mais "engraçado" de tudo é que o Canada não se destaca em nenhum esporte no qual envolva uma bola. Ha o incentivo, as pessoas jogam, mas não se destacam. 

Já no Brasil, um país que se destaca nos esportes de verão  eh praticamente impossível encontrar algum campo/quadra em boas condições para se praticar o que for. E quando acha um lugar, ele provavelmente vai estar mal cuidado e com milhares de crianças e jovens querendo jogar. 

O quão irônico e vergonhoso eh isso? No pais do futebol, a maioria dos jogadores cresceu jogando bola na rua, sem tênis e utilizando chinelos para construir o gol. 


Diferente do que muitos imaginam, os canadenses não são gordos igual muitos americanos. Aqui a população aproveita cada dia do verão para praticar algum exercício físico. A cidade foi totalmente planejada para proporcionar conforto e segurança aqueles que gostam de andar de bicicleta, patins ou skate. Aqui os ciclistas respeitam os sinais de transito e param no sinal vermelho como se estivessem dirigindo carros. 


Difícil mesmo é achar algum defeito nessa cidade. ;)

3 comentários: