Todos os anos milhares de canadenses e turistas se juntam em uma das praias mais famosas de Vancouver, a English Bay, para assistir à Honda Celebration of Light, durante três dias não sequenciais. A intenção eh também estimular uma disputa entre tres paises para ver quem promove o melhor espetáculo de fireworks. Para a minha sorte, o Brasil esta participando este ano, juntamente com Vietnam (primeiro dia) e Itália (ultimo dia).
A foto acima corresponde ao dia 28 de julho. Eu, juntamente com uma amiga brasileira, fomos assistir ao primeiro dia de fogos. Acredite ou não eu tirei essa foto a noite, la pelas 20h. Eh incrível como o sol demora a se por em Vancouver! Você pode andar tranquilamente pela rua ate as 21h, que ainda estará acompanhado por um belo sol.
A praia estava lotada desde as 18h, sendo que o "show" se iniciava apenas as 22h. Para passar o tempo, as pessoas fizeram piquineques na areia e na grama, levaram livros e Ipods.
Os fogos vietnamitas não empolgaram muito. Achei muito repetitivo e as vezes ficávamos esperando uns 10 segundos para ver a sequencia. Dez segundos demoram MUITO a passar nesses casos. Foram cerca de 20 minutos olhando para o ceu, acompanhados por sons como "Oooooh e wow's".
Emocionante mesmo foi a minha volta pra Downtown, juntamente com a Luiza (que também esta no Canada, hihihi). As ruas estavam transbordando de gente e tivemos que apressar o passo pra eu não perder o metro e o ônibus Da English Bay ate a Waterfront, estacão de metro da Canada Line mais próxima são cerca de 15 quarterões ou mais. Se você gosta de andar muito, venha pra Vancouver, porque eh o que você mais faz pra chegar nos lugares.
Ja no dia da festa brasileira, 1 de agosto, eu já achei mais legal. Alias, os fogos foram mais bem elaborados, com uma boa sequencia, sem muita espera ou interrupções Entretanto, dessa vez fui a praia juntamente com duas amigas coreanas, a Jin e a Leah, alem de um colombiano chamado Roberto.
Cheguei na aula no outro dia, a professora me perguntou se tinha sido bom, eu acenei positivamente, e ela logo retrucou "mas você eh brasileira, eh obvio que ia achar melhor". Até que eu a respondi mostrando o jornal abaixo:
Na quinta, todos os jornais da cidade fizeram comentários significativos sobre os Fogos brasileiros, principalmente o Vancouver Metro e o Vancouver 24h, os quais são lidos pela maioria, porque são gratuitos e distribuídos em todas as estacoes do Skytrain.
Hoje, dia 4 de agosto, termina o festival das luzes em Vancouver, e eu provavelmente irei pra acompanhar o desfecho da competição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário